quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Tchad T -1

T -1

Aug 30, 2023

Ontem embarcamos quase 1 da manhã (de hoje no caso). Era um Boeing 787, com 3 fileiras de cada lado e 3 fileiras centrais. Ficamos nas cadeiras centrais. Meu pai bem no meio e eu à direita. A outra cadeira ficou vazia durante todo o embarque, mas depois veio um rapaz chinês e sentou-se lá. Papai reparou que ele não comeu a salada na primeira refeição, e na segunda vez, pediu pra ele em inglês. Era em um potinho separado, coberto com insulfilm. Ele aceitou. Que Deus se revele a ele e lhe dê a alegria da salvação. Comemos 2 refeições iguais, com um prato principal com arroz integral, uma espécie de almôndega vegetal, legumes, salada de alface, pepino, frutas picadas e biscoitinhos. A viagem foi tranquila, levantei uma vez pra ir ao banheiro. Tomei o segundo comprimido pra malária junto com a segunda refeição, mas papai não quis tomar. Disse que quer ser como os missionários de lá que não tomam (porque é claro, moram lá, e não poderiam ficar tomando sempre). Que Deus proteja meu pai da malária. Eu gostaria muito que ele tomasse. É um comprimido de Malarone ao dia. Os riscos de reação adversa são raros. Mas não posso obrigá-lo. Ele leu a bula e pode ser que tenha ficado preocupado. Tentei explicar que os riscos de reações são  menores que os riscos da malária falciparum, mas sem efeito. Está nas Suas mãos, Senhor! 

Havia muitos estrangeiros nesse vôo, principalmente chineses. Chegamos bem, umas 7 da noite no horario local, após 11h de vôo, mais ou menos. Tivemos que passar novamente por um RX, e depois vim procurar o hotel em que estamos hospedados, o Skylight In-Terminal hotel. Pra achar foi só mostrar o papelzinho da reserva, que eu tinha feito pela internet e imprimido, e as pessoas nos ajudaram a chegar. No avião antes do pouso, tinham  os dado 1 voucher de hotel pra podermos sair do aeroporto e dormir lá, mas preferimos ficar aqui dentro mesmo.

O quarto é excelente, não sei nem dizer direito qual o nome do estilo, mas tudo mjito delicado, alguns detalhes minimalistas. Tomamos uma ducha quente boa, aqui está fazendo 15⁰C.  Na minha cabeça são 17:48, mas aqui já são 23:48, e precisamos sair amanhã antes das 8h. Quase não vi defeitos no quarto. Exceções: a água do box vazou pra fora, só tinha 1 toalha de banho (mas que eles rapidamente repuseram quando pedi), e o telefone está mudo (a solução foi usar o interfone ao lado da privada)

Saúde: fezes sólidas. Alguns gases a mais que o normal. Uma afta que surgiu na bochecha/gengiva à direita, talvez por eu ter dormido sentado de mal jeito no avião e machucado. 

Cirurgia: 0. Reli um email mandado por Olen Netteburg em 2018 falando quais eram os procedimentos mais comuns, e li sobre a técnica pra correção de hidrocele. Quero reler outros assuntos. 

Momento desafio: no avião comprei 1 hora de internet por 5 dólares (25 reais), e aproveitei pra falar com Yarin, ver vídeos de Evinha, etc. Também vi uma notícia de um brasileiro preso inocentemente na Etiópia porque a bagagem que estava acima da cabeça dele no avião tinha drogas. Fiquei pensando em quantas coisas podiam acontecer naquele vôo. Depois me tranquizei sabendo que Deus estaria conosco em qualquer desafio. Durante o vôo estive lendo o livro "Desafio no Deserto" do William Silvestre, e as histórias me motivaram ainda mais.

Planos pra amanhã: Amanhã é o dia de finamente chegar ao Chade! Vai ser nosso T0. Pegar o vôo pra  NDjamena, encontrar nossa bagagem lá (amém?!) e encontrar o Laurent e a Remadji. Devemos dormir amanhã à noite em uma guesthouse coreana, CCDM, pra partir na sexta cedinho para Béré.

Obs: Staci e Angeli responderam meu e-mail. Staci sugeriu irmos pra Beré na sexta mesmo sem os passaportes prontos, só com cópias. Aí iríamos com a Nadia Hasse, da universidade adventista Weimar, que fala Francês e conhece a viagem de NDJ pra Béré. Nossos passaportes originais ficariam com o Pr. Sali.

Reflexões: Tenho tentado ser bem simpático com as pessoas, ninguém merece atender um passageiro de cara emburrada, acho que um sorriso e uma palavra de ânimo podem mudar o dia de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário