quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Tchad T -5

 T -5: Aug 26, 2023 (Sábado)

Surgeries done: 0

"Hiperfoco": 
- Viagem para o Beré. Reta final. Falta comprar alguns medicamentos/bandaids. Penso em comprar umas caixas de sutura na Endotec segunda, para doar.
- Trabalho de apendicite: Standby.- quem sabe se tiver ânimo vou fazer umas pendências ainda hoje à noite.

Meaningful interpersonal interactions:
- A palestra foi bem animada, muitas gargalhadas com os meninos. Espero que tenha ajudado alguns a se esclarecerem mais sobre o tema da sexualidade.

Momento desafiador: falar sobre sexualidade pros adolescentes me pareceu bem desafiador, mas no final foi tranquilo. Usei o texto de Prov. 24:27 para falar de planejamento familiar.

Momento inspirador: NDN

Saúde e autocuidado: NDN

Reflexões: NDN

Planos para amanhã: Plantão de ciruriga no Hospital Ferreira Machado.

Tchad T -6

 T -6 ("tee minus six") Aug 25, 2023.

Surgeries done: 0

"Hiperfoco": 
- Viagem para o Beré. Sempre revisitando a planilha Excel que criei com todo o cheklist pra viagem. Hoje chegou a garrafinha de água a vácuo que comprei. Hoje tomei a vacina de reforço para febre tifoide. Falta comprar alguns medicamentos/bandaids. Devo levar uma mala pequena e uma mochila. Já está quase tudos separado já.
- Trabalho de apendicite: Ficou em standby por hoje. Estou priorizando a viagem no momento. (já tenho os resultados e o abstract prontos; vou pra apresentar do Chade no dia 6; falta fazer uma apresentação powerpoint)

Meaningful interpersonal interactions:
- Conversei com uma pessoa que está com suspeita de ter recidiva do câncer, após alguns anos de já ter tido alta oncológica. No final da consulta, os olhos marejados revelaram o quanto isso a abalou. Que Deus a abençoe, e que possa ter essa supeita descartada. Me coloquei no lugar dela imaginando minha mãe, que teve câncer, recebendo uma notícia assim. Não há emocional que aguente lidar com isso de forma tranquila. Que Deus a dê forças.
- Conheci o Sr. Francismar Rangel, corretor de imóveis. Pessoa agradabilíssima. Ele me mostrou, todo orgulhoso, algumas fotos dele com a neta fazendo palhaçadas. Que Deus abençoe a vida dele e de sua família.

Momento desafiador: nada digno de nota hoje.

Momento inspirador: nada digno de nota hoje.

Saúde e autocuidado: Estou me sentindo bem, mas sinto que devo melhorar minha alimentação e sair do sedentarismo.

Reflexões: Hoje experimentei orar por pessoas aleatórias na rua. Acho que é um exercício saudável de comunhão com Deus. "Senhor, ajude essa pessoa, não sei quais são os problemas dela..." "Senhor, ajude esse homem a parar de fumar..."

Planos para amanhã: dar uma participação para os desbravadores da IASD Central, só para os meninos de 13 a 18 anos, sobre planejamento familiar e paternidade. Campanha "Quebrando o Silêncio". O tema é gravidez na adolescência. À noite: talvez ver o trabalho de apendicite/comprar os remédios que faltam.

Oração: Obrigado, Senhor pelo dia de hoje. Me ajude a servi-Lo melhor cada dia.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Jonas

 Essa semana (post originalmente escrito em março/2023) contei a história do profeta Jonas pra Eva. Depois de refletir e estudar um pouco mais nessa história incrível, tirei algumas lições pra mim; talvez algumas também sejam úteis pra você, portanto vou deixar escrito aqui.

1. Jonas, filho de Amitai, também aparece em 2 Reis 14:25, onde ele profetiza a expansão das fronteiras de Israel feitas por Jeroboão filho de Jeoás (ou Jeroboão II, para diferenciar do primeiro Jeroboão, filho de Nebate, que dividiu o reino de Israel em 10 tribos + 2 tribos), mesmo sendo um rei ímpio (vs. 24).

2. Jonas era de Gate-Hefer (2 Rs 14:25), uma das 12 cidades da tribo de Zebulom.

3. Jonas possivelmente foi contemporâneo de Eliseu, talvez um aluno da escola de profetas de Eliseu, segundo esse site.

4. A "grande cidade de Nínive" ficava a 640km de Jerusalém em linha reta, mas era uma estrada com muitas montanhas e desertos. Possivelmente levaria bastante tempo pra chegar, passando por todos os desvios. Em direção a leste.

5. Társis, por outro lado, estava talvez a uns 3.000km de distância pra oeste. O verso 3 conta, com até certa ironia talvez, como Jonas se arrumou, mas (aqui entra o elemento de ironia, mostrando uma quebra da expectativa do leitor) para fugir da presença do SENHOR. Aqui vai um exercício de criatividade e imaginação: se você estivesse com Jonas nesse momento, se morasse com ele, por exemplo, e ele tivesse recebido a Palavra do SENHOR com essa ordem, e você soubesse o que era, depois imagine você vendo Jonas se arrumando, se preparando pra uma viagem longa. Provavelmente pensaria: está se arrumando pra ir a Nínive. Mas esse verso mostra como as aparências enganam. Só Deus lê o coração. E no coração de Jonas, estava definido: ele ia fugir da presença do Senhor. Talvez tivesse se espantado com a ordem. Talvez já tivesse feito as profecias pra Jeroboão, e que profecias boas e fáceis de se fazer. Dizer ao rei que suas batalhas seriam ganhas e que ele obteria a vitória! Qualquer profeta gostaria de levar essas notícias. Mas a missão em Nínive parecia dura demais! Primeiro, fazer uma viagem tão longa dessas, cheias de perigos no caminho. Segundo, o público não era alguém que temia o Senhor. Poderiam matá-lo, como o próprio povo de Israel fez com muitos profetas que levaram advertências. Ele tomou essa decisão rapidamente e se arrumou, mas para fazer exatamente o oposto e fugir. 

6. Deus poderia ter chamado outra pessoa para pregar pra Nínive. Existem muitos profetas na Bíblia dos quais pouco sabemos. Deus poderia levantar outros pra fazer a mesma missão. Mas ele teve misericórdia de Jonas e resolveu 

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Lágrimas

//Relato do nascimento de Eva:

Filha, muitas datas foram marcadas para o seu nascimento. Uns diziam que era no meio de outubro, talvez dia 14 (mesmo dia da bisa Crisolita), talvez mais pro final do mês. No dia 26/10, sua mãe notou algo diferente durante o banho. Era uma coisa clara que estava no chão quase indo pro ralo. Ela pegou e mandou foto pra médica. Era o tampão (pelo menos parte dele). A data provável era dia 29/10, mas essa data passou e nada. Havia alguns meses que sua mãe já sentia contrações de treinamento, sem dor, e elas pareciam um pouco mais frequentes com o passar do tempo, até que...

Nas últimas semanas, mamãe passou a usar um remedinho (óleo de prímula), tanto pela vagina quanto pela boca, que ia ajudar no trabalho de parto. Passou 40 semanas, e na semana antes de fazer 41, mamãe fez um exame para avaliar seus movimentos e os batimentos do coração. Papai estava junto, que nem em todas as consultas do pré-natal (exceto uma). E precisava que você se mexesse um pouco. A doutora fez massagem na barriga da mamãe, usou uma buzina, mas nada te acordava. Até que a mamãe lembrou que você mexia toda vez que ouvia a voz do papai chegando em casa. Dito e feito. Papai falou perto da barriga, e você logo começou a se mexer.

Na sexta-feira mamãe fez um exame com Dra. Flávia Murta que viu uma dilatação de 2 a 3 cm, e descolou a membrana da bolsa amniótica. Mamãe estava com medo de sentir dor, mas foi só um incômodo. Ps. Estou escrevendo isso com vc no sling, e vou ter que parar e continuar depois porque o barulho do teclado está te incomodando, rs beijos. 27/12/2022 *observação de um pai coruja: na noite anterior, quinta-feira, a expectativa era tão grande, que papai fez um exame de toque vaginal na mamãe, e conseguiu sentir com a ponta do dedo a sua cabecinha ^^ o colo do útero estava mais ou menos uns 2 p/ 3 centímetros dilatado. Outro momento que guardo no coração é o primeiro ultrassom que eu mesmo fiz na mamãe, onde deu pra ver você beeem pequenininha se desenvolvendo na barriga. Você media o tamanho de um graozinho de arroz.

... continuando (10/03/2023)... nesse dia do descolamento da membrana amniótica, uma sexta-feira, foi orientado que a mamãe deveria fazer umas caminhadas após, então fomos "bater perna" no shopping Boulevard. Almoçamos por lá, e foi bem leve e divertido. O barrigão da mamãe estava lindo, enooorme. À noite, mamãe dormiu bem, a noite toda, e de manhã tomou um café da manhã leve (depois ela vem aqui escrever direitinho o que foi, mas se me lembro bem foi abacaxi e mais alguma coisa). Lá pelas 9:30 da manhã, aquelas contracoezinhas que a mamãe já vinha sentindo, se tornaram um pouco mais dolorosas e frequentes. Mamãe foi logo ficar setada num banquinho preto, embaixo do chuveiro morno/quente, o que aliviou bastante. Passamos alguns minutos curtindo aquele momento juntos, acompanhando as contrações por meio de um aplicativo, até que ligamos para a enfermeira Cristina, que logo nos orientou. Mais tarde, como as contrações estavam mais dolorosas e mais frequentes, a Cristina chegou e fez um toque vaginal, estava com 7 p/ 8 cm (!). Rapidamente pegamos as malas que já estavam prontas e descemos para o carro. 

Na saída para o hospital (aí já era umas 11:50), papai tomou todo o cuidado pra dirigir sem aumentar as dores da mamãe, passando devagar nos quebra-molas do condomínio, por exemplo. Chegamos à maternidade Lilia Neves, e Dra. Flávia e a equipe já estavam lá no esperando. Fomos logo para o quarto (infelizmente não era o quarto maior, mas pelo menos conseguimos espaço para a banheira), e ali mamãe passou a desenvolver o trabalho de parto. Papai estava do lado o tempo todo tentando ser a ponte da mamãe no mundo real, enquanto a mamãe, de olhos fechados o tempo todo, se concentrava tando que parecia estar em outro plano de realidade. A fisioterapeuta Bianca foi quem fez o papel de doula, ajudando, motivando a mamãe, e orientando. Entre uma contração e outra, ora a mamãe descansava, ora fazia exercícios pélvicos.

Até que num momento, papai percebeu que estava só ele e a mamãe no quarto (e você na barriga, é claro, rsrs). A equipe deixou a gente um pouco a sós pra tirar a pressão do momento. Foi bem nessa hora que numa das contrações, papai sentiu algo molhado no joelho. Era a bolsa rompida. O líquido que saiu tinha um cheirinho bem gostoso, que me lembrava xampu de bebê.

Não muito tempo depois, na contração mais forte que a mamãe já teve, você nasceu! Papai estava apoiando a sua cabecinha com a mão, e foi a primeira pessoa a te segurar (outro momento pérola que eu guardo com carinho). Logo que te apoiei, passei para a frente da mamãe, pra ela te ver e também era onde estava a Dra. Bárbara, pediatra, que precisava ver se estava tudo bem com você. Logo que viu que estava bem, ela te deu no colo da mamãe, mesmo com o cordão umbilical ligado. Um detalhe que eu reparei nessa hora é que uma das suas orelhinhas estava dobradinha, e até hoje você tem uma marquinha nessa orelha. Outro sinal que mamãe logo notou foi uma cartilagenzinha com 2 pontinhos na outra orelha, que perdurou alguns meses mas hoje parece estar mais fraquinha. Depois percebemos uma pintinha na sua coxa, que também parece que está cada vez mais apagadinha. Nessa hora, cantamos "Não há outro igual a você" e mamãe deu um testemunho do poder de Deus, gravado num vídeo.

Aí papai cortou o cordão umbilical, foram colocados uns clipes de plástico. A enfermeira Cristina pegou a placenta e fez 2 artes com ela, 1 com tinta e outra só com o sangue. Mamãe teve que ir receber uns pontos na vagina, e papai ficou com você no colo. Você estava tão calminha no colo do papai. Fiquei emocionado nessa hora e acho que salvei outra "core memory". Logo depois mamãe voltou e você foi pro peito mamar. É incrível como parece que você já sabia exatamente como sugar o peito, mesmo sem nunca ter feito isso antes! Passamos essa noite no hospital, e no outro dia à noitinha, viemos para casa. Foi sua primeira viagem na cadeirinha. Não era muito agradável, porque o colo é muito melhor, mas ainda bem que era perto. Até hoje você não gosta da cadeirinha, e reclama quando é colocada nela.

A primeira noite em casa foi incrível. Estávamos totalmente sem saber como cuidar de você! Como pregar os olhos sendo que tinha alguém tão especialzinha do nosso lado? Colocamos você no "Moisés" do lado da cama, e dormimos com a cabeça pro seu lado, olhando pra você e te admirando. Você dormia muito. Mas por incrível que pareça, notamos que desde o início, você já dormia em intervalos maiores durante a noite.

Bom, é aí que começa a parte das lágrimas. O peito da mamãe. depois de 2 ou 3 dias, começou a abrir feridas, e doíam muito. A mamãe lutava para só dar peito pra você, mas estava doendo demais! Fomos à cidade da Criança, onde uma moça odontopediatra nos orientou, e ficamos muito gratos, mas não resolveu totalmente. Doía tanto, toda vez que você precisava mamar, que a mamãe comparou essa dor a uma dor pior do que foi o parto. Um dia, papai viu as lágrimas de mamãe caindo sobre o peito dela, e você mamando, o leite junto com a lágrima. Outro momento marcante. Chamamos a consultora de amamentação Geisa, que marcou um dia para vir aqui em casa. Passamos o dia todo esperando e nada! No outro dia ficamos aguardando, passou o horário combinado e nada. Estávamos desesperançados. Até que a Geisa chegou. Mamãe ficou tão emocionada que chorou nessa hora. Papai também não conseguiu segurar as lágrimas e foi pro quarto chorar. Aí começou um tratamento que ajudou a cicatrizar as mamas da mamãe em 1 semana! Porém, isso significava que nos próximos dias, o mamá teria que ser por outro método: sondinha, seringa, copinho ou colherzinha. Usamos bastante a sondinha, e um pouco da colherzinha. Papai por alguns dias, foi quem acordou durante a noite para mamãe poder descansar. Pegava o leite da mamãe na geladeira, esquentava em banho maria, e te dava na sondinha. Eu colocava meu dedo junto com a sondinha na sua boca e você chupava como se estivesse mamando o peito. Senti uma conexão muito forte com você nessas horas da madrugada, mas mamãe por outro lado estava se distanciando, sendo apenas a fornecedora do leite. Até que finalmente as mamas cicatrizaram e mamãe passou a te dar o peito sem dor, o que foi um alívio e uma realização muito grande para ela.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Baby On Board

31/03/2022

 Olá! Estou há um tempo querendo escrever esse post. Também é para poder ser lido pela nossa filha no futuro (com que idade não sei), então vou me dirigir a ela. Essa vai ser a minha versão dos fatos relativos ao seu nascimento, sua mãe vai contar a dela.

No post anterior falei como viemos para Campos dos Goytacazes. É a cidade em que vivemos atualmente. Graças a Deus estou podendo trabalhar aqui, na minha área, e Yarin está trabalhando com costura, que é a área que ela gosta. Desde o final do ano passado, Yarin tirou o DIU, e desde janeiro deste ano planejamos engravidar. Sempre deixei essa decisão muito na mão de sua mãe, afinal, é o corpo dela que passará por todas as mudanças e possivelmente uma cirurgia pra você nascer. Então, na metade de Fevereiro deste ano, quando, no meio do ciclo menstrual de sua mãe (que sempre foi bem regradinho), ela teve um sangramento pequeno e que logo parou, eu sabia que estávamos grávidos. É o chamado sangramento da nidação. Enfim, fomos ao Rio visitar os titios João e Ane, e Yasmin e Matheus e o priminho Matias, quando o ciclo da mamãe atrasou 1 dia. Fomos logo fazendo o teste de gravidez, no banheiro família do Shopping Rio Sul, no dia 21/02/2022, exatamente às 15:49, quando vimos o resultado positivo! Eu fiquei sem palavras na hora, e se você vir o vídeo pareço até sem emoção, mas a minha reação é às vezes meio lenta mesmo (mandei o vídeo no grupo do Telegram). No dia seguinte, 22/02/2022, fomos à praia do Arpoador com Ane e João e fiz minha primeira aula de surfe. Foi bem legal.

...

19/09/2022

Boa parte do ano já passou, e agora a barriga da mamãe (Yarin) está enoooorme. Estamos hoje com 34 semanas e 2 dias, e logo logo você vai estar com a gente aqui em casa. Estamos planejando parto normal e bem animados! A expectativa é grande. Parece um sentimento de saudade, sendo que ainda nem vimos seu rosto. Acredito que é a mesma sensação de saudade que temos de Jesus, mesmo sem nunca tê-lo visto face a face. Venha com Deus minha filha querida. Você já é muito amada! 

sábado, 13 de março de 2021

Novos Ventos

 Como falei no nosso último post, Deus é o tapeceiro e "todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus". Por fim, acabei não conseguindo me matricular em Endoscopia e viemos para Campos dos Goytacazes-RJ. E não poderia ter sido em hora melhor. Meu sogro, Eduardo, que mora em Campos, acabou de ter alta do CTI para a enfermaria, e vai ser muito bom estar por perto. Minha mãe, está fazendo quimioterapia, e mora na mesma cidade. Se tivéssemos planejado antes não teria sido tão acertada essa mudança. Agradeço a Deus por todos os ensinamentos que recebi em MG e que ele continue nos abençoando em Campos.

Gabriel

domingo, 13 de dezembro de 2020

Tapeceiro

 "...se você olha do avesso, não imagina o desfecho; no fim das contas, tudo se explica, tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem..."   trecho da música Tapeceiro, lançada no último álbum do Leonardo Gonçalves

Hoje abri a Bíblia meio que ao acaso e caí em cima da história que se encontra em Atos 21:27 a 22:21. Paulo é atacado pelos seus compatriotas judeus e, quando o comandante romano o leva para a fortaleza, ele pede para falar ao povo. No seu discurso, Paulo conta a história de quando logo no começo do seu ministério, Jesus o chamou para ir aos gentios (22:18-21). Paulo contra-argumentou nessa ocasião, ressaltando as vantagens dele pregar em Jerusalém (vs. 19,20), ele tinha uma história de conversão comovente, ele era enraizado na cultura do povo a quem queria pregar. Durante o curso para missionários, eu e Yarin vimos a importância de se pertencer à cultura dos que você deseja alcançar, e também que missionários locais são mais adaptados àquela cultura. Por outro lado, sabemos também que "nenhum profeta é bem recebido na sua terra" (Lucas 4:24). A verdade é que Jesus iria enviar Paulo aos gentios (v. 21). Paulo obedeceu, e foi incrível.

Da mesma forma, às vezes, como Paulo, achamos que vai ser melhor isso ou aquilo, porque temos essa e essa habilidade; enquanto Jesus nos manda para outra função. A história de Paulo comprova que seguir o caminho que Jesus indica é sempre o melhor!

Update: fiz a prova pra subespecialização em endoscopia no HC-UFMG, e só tendo eu mesmo como concorrente, acertei na prova o suficiente para passar e agora os planos são de passar pelo menos mais um ano em BH fazendo a residência de Endoscopia. Yarin continua procurando emprego, o que segue nas orações.

Gabriel