Essa semana (post originalmente escrito em março/2023) contei a história do profeta Jonas pra Eva. Depois de refletir e estudar um pouco mais nessa história incrível, tirei algumas lições pra mim; talvez algumas também sejam úteis pra você, portanto vou deixar escrito aqui.
1. Jonas, filho de Amitai, também aparece em 2 Reis 14:25, onde ele profetiza a expansão das fronteiras de Israel feitas por Jeroboão filho de Jeoás (ou Jeroboão II, para diferenciar do primeiro Jeroboão, filho de Nebate, que dividiu o reino de Israel em 10 tribos + 2 tribos), mesmo sendo um rei ímpio (vs. 24).
2. Jonas era de Gate-Hefer (2 Rs 14:25), uma das 12 cidades da tribo de Zebulom.
3. Jonas possivelmente foi contemporâneo de Eliseu, talvez um aluno da escola de profetas de Eliseu, segundo esse site.
4. A "grande cidade de Nínive" ficava a 640km de Jerusalém em linha reta, mas era uma estrada com muitas montanhas e desertos. Possivelmente levaria bastante tempo pra chegar, passando por todos os desvios. Em direção a leste.
5. Társis, por outro lado, estava talvez a uns 3.000km de distância pra oeste. O verso 3 conta, com até certa ironia talvez, como Jonas se arrumou, mas (aqui entra o elemento de ironia, mostrando uma quebra da expectativa do leitor) para fugir da presença do SENHOR. Aqui vai um exercício de criatividade e imaginação: se você estivesse com Jonas nesse momento, se morasse com ele, por exemplo, e ele tivesse recebido a Palavra do SENHOR com essa ordem, e você soubesse o que era, depois imagine você vendo Jonas se arrumando, se preparando pra uma viagem longa. Provavelmente pensaria: está se arrumando pra ir a Nínive. Mas esse verso mostra como as aparências enganam. Só Deus lê o coração. E no coração de Jonas, estava definido: ele ia fugir da presença do Senhor. Talvez tivesse se espantado com a ordem. Talvez já tivesse feito as profecias pra Jeroboão, e que profecias boas e fáceis de se fazer. Dizer ao rei que suas batalhas seriam ganhas e que ele obteria a vitória! Qualquer profeta gostaria de levar essas notícias. Mas a missão em Nínive parecia dura demais! Primeiro, fazer uma viagem tão longa dessas, cheias de perigos no caminho. Segundo, o público não era alguém que temia o Senhor. Poderiam matá-lo, como o próprio povo de Israel fez com muitos profetas que levaram advertências. Ele tomou essa decisão rapidamente e se arrumou, mas para fazer exatamente o oposto e fugir.
6. Deus poderia ter chamado outra pessoa para pregar pra Nínive. Existem muitos profetas na Bíblia dos quais pouco sabemos. Deus poderia levantar outros pra fazer a mesma missão. Mas ele teve misericórdia de Jonas e resolveu
Nenhum comentário:
Postar um comentário