Hoje fomos pela primeira vez a um culto de sábado presencial desde o início da pandemia de COVID-19. Ainda há várias diferenças. Diversos assentos estão marcados com um X significando que não podem ser usados, com o fim de limitar o número de pessoas; a programação foi reduzida para 50min e cumprimentos somente com aceno.
O pregador, na IASD Jaraguá, falou sobre Atos 16:6-10. Paulo queria pregar o Evangelho na Ásia, mas foi impedido pelo Espírito. Depois, tentou ir para a Bitínia, mas também o Espírito Santo não permitiu. Mesmo assim ele não ficou parado. Ele ia para onde Deus permitia, então desceu para Trôade sem impedimento. Lá, teve uma visão mostrando claramente a vontade de Deus que ele deveria ir para a Macedônia.
Nenhuma explicação é dada a Paulo sobre por que ele foi impedido de ir para onde ele queria. Não era como se ele fosse fazer algo errado lá. Seu plano era pregar o Evangelho. Assim como João Batista na prisão, Paulo não estava compreendendo os caminhos divinos, mas da mesma forma que o primo de Jesus, Paulo descansou seguro na direção de Deus e permitiu ser guiado, mesmo sem saber para onde.
Às vezes, na vida, temos momentos em que nos deparamos na mesma situação. Não compreendemos a vontade de Deus. Estamos em algum lugar tentando fazer algo que nós julgamos ser bom mas que não está indo pra frente, sem explicação clara. Eu e Yarin passamos por isso quando estávamos "colocando todas as fichas" do nosso futuro em ser missionários na Angola; na verdade nem fomos nós que escolhemos esse país, mas era para onde achávamos que estávamos sendo guiados. Quando as coisas não foram dando certo, nos sentimos como Paulo, intentando ir para um lugar, mas o Espírito não permitindo. Não sei o motivo. Sabemos que nossa permanência em Campos em 2018 foi uma bénção. (Eu e Yarin pudemos testemunhar e ensinar a Bíblia para uma senhora em Ribeirão Preto; aprendi muito de clínica médica ao atender os pacientes em Quissamã, e também de uma forma totalmente não planejada por mim, Deus me usou para abrir as portas de um trabalho para o meu pai). A especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo também tem me ensinado bastante cada dia mais.