domingo, 13 de dezembro de 2020

Tapeceiro

 "...se você olha do avesso, não imagina o desfecho; no fim das contas, tudo se explica, tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem..."   trecho da música Tapeceiro, lançada no último álbum do Leonardo Gonçalves

Hoje abri a Bíblia meio que ao acaso e caí em cima da história que se encontra em Atos 21:27 a 22:21. Paulo é atacado pelos seus compatriotas judeus e, quando o comandante romano o leva para a fortaleza, ele pede para falar ao povo. No seu discurso, Paulo conta a história de quando logo no começo do seu ministério, Jesus o chamou para ir aos gentios (22:18-21). Paulo contra-argumentou nessa ocasião, ressaltando as vantagens dele pregar em Jerusalém (vs. 19,20), ele tinha uma história de conversão comovente, ele era enraizado na cultura do povo a quem queria pregar. Durante o curso para missionários, eu e Yarin vimos a importância de se pertencer à cultura dos que você deseja alcançar, e também que missionários locais são mais adaptados àquela cultura. Por outro lado, sabemos também que "nenhum profeta é bem recebido na sua terra" (Lucas 4:24). A verdade é que Jesus iria enviar Paulo aos gentios (v. 21). Paulo obedeceu, e foi incrível.

Da mesma forma, às vezes, como Paulo, achamos que vai ser melhor isso ou aquilo, porque temos essa e essa habilidade; enquanto Jesus nos manda para outra função. A história de Paulo comprova que seguir o caminho que Jesus indica é sempre o melhor!

Update: fiz a prova pra subespecialização em endoscopia no HC-UFMG, e só tendo eu mesmo como concorrente, acertei na prova o suficiente para passar e agora os planos são de passar pelo menos mais um ano em BH fazendo a residência de Endoscopia. Yarin continua procurando emprego, o que segue nas orações.

Gabriel

domingo, 1 de novembro de 2020

(n)A mosca

Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor.
Eclesiastes 10:1 NTLH

Hoje no plantão uma mosca pousou no cateter estéril que eu estava para usar. Tivemos que trocar. Orei com o paciente pedindo ajuda de Deus; que aquela mosca não pousasse mais no novo cateter. Depois não se viu mais a mosca, até quando o procedimento já tinha acabado e ela pousou na cuba de clorexidina e ali morreu afogada, sozinha. Deus mostrou mais uma vez o seu cuidado por nós.

História completa. Estava de plantão no Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna-MG, pela Cirurgia Geral. Me chamaram para avaliar a passagem de um cateter de diálise dúplo-lúmen em um paciente que iria necessitar de hemodiálise. A história era de que ele havia caído de um muro, e a lesão muscular era o que tinha causado a rabdomiólise e a insuficiência renal. Já o relato do paciente era de que haviam feito um "trabalho"(feitiço, algo sobrenatural) contra ele, e que ele foi picado por "vinte cobras". De qualquer forma, estava apresentando quadro de insuficiência renal e precisaria do cateter para diálise. Preparamos o paciente no centro cirúrgico e abrimos o material estéril, incluindo o cateter. Tentei a punção na veia subclávia direita. Não estava sendo uma punção fácil, mas antes que eu pegasse o cateter para usar, uma mosca apareceu na sala. Pensei "só não pode pousar no cateter". E foi justamente onde a vimos pousar em pouco tempo. Lá se ia pro lixo o material do nosso procedimento. O paciente, que estava acordado e ouvindo as conversas e sabendo da mosca, disse que tinha certeza de que isso fazia parte do "trabalho" que tinham feito contra ele. Realmente era algo raro de se acontecer. Não existem janelas abertas no Centro Cirúrgico, e tudo é feito de modo a evitar a entrada de insetos. Em alguns lugares, fazem uma "cortina de ar" na entrada para prevenir esses invasores. (no entanto, mesmo com todas essas precauções, houve um evento similar em que uma mosca entrou e contaminou a caixa cirúrgica da ortopedia durante o período em que fiz estágio em Loma Linda, em 2014). Perguntei ao paciente se ele acreditava em Jesus, e ofereci uma oração. Oramos pedindo que aquela mosca não nos incomodasse mais, e que não pousasse no novo cateter. Foi aberto um novo material, e continuamos tentando a punção. Enquanto tentava achar a veia do paciente, orava pra Deus me ajudar a achá-la, como faço costumeiramente. Existe o risco de lesar a pleura pulmonar quanto mais se tenta sem sucesso, mas finalmente foi encontrada a veia sem complicações. O material, dessa vez coberto com uma compressa, foi utilizado, e nesse período todo, não se viu mais a mosca na sala. Só ao término, quando estava separando o material, encontramos a mosca morta em um pequeno recipiente onde havia uma substância viscosa que usamos para a limpeza da pele. Ela naturalmente se prendeu ali e acabou morrendo. Deus mostrou seu cuidado por nós nos livrando daquela mosca. No dia seguinte, pela manhã, deixei um livrinho de Esperança com aquele paciente. Orei agradecendo a Deus pelo livramento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Deus Cuida Até das Pequenas Coisas - Imagina das Grandes!

Em junho deste ano estava com muita vontade de comprar um fone da marca Xiaomi. Ouvi falar muito bem dele, e me chamou a atenção o preço menor do que os equivalente da Samsung e da Apple. Orei a Deus antes de tomar a decisão de comprar, pesquisei na internet mas fiquei com receio de comprar pela internet sem testar o produto e as lojas presenciais não estavam abertas. Quando achei o produto em uma loja no local da assistência técnica do Carrefour, fiquei muito empolgado de ver e poder testar. Apesar de estar um pouco mais caro do que pela internet, fiquei impressionado em poder sair da loja com o produto em vez de ter que esperar chegar, e acabei comprando. Me arrependi. Parece que no começo queria aceitar que era "normal" a bateria durar apenas 2 horas enquanto a do meu colega que tinha o mesmo produto durar 12h. Mas depois de 1 semana, um dos lados do fone parou de funcionar. Encurtando a história, fiquei sem o produto funcionando bem até finalmente depois de muito argumento, conseguir uma promessa escrita de reembolso. Deixei o produto lá e fiquei esperando o prazo de 7 dias. Se passaram 10, 14, 20 dias e nada. Cobrava mas ficava sem resposta. Não era um valor exorbitante, mas era significativo. Dava para encher um tanque de gasolina. Eu e Yarin tínhamos combinado devolver 10% do valor como oferta de gratidão para Deus, mas mesmo assim, o tempo passava e nada. 

Hoje, pedi pra Yarin orar comigo sobre o assunto antes de enviar uma mensagem de cobrança (já havia mandado várias outras, mas sem orar em família antes). Oramos e mandei a mensagem. Pouco tempo depois recebi a resposta de que o valor havia sido transferido. Conferi e tinha caído mesmo! Glória a Deus!

Autobiografia

19/09/2020

Assisti recentemente a "World's Toughest Race"  Fiji 2019; e animei a ler a autobiografia do capitão da equipe da Nova Zelândia, Nathan Fa'avae. Incrível o momento em que ele descobre sua paixão pelo esporte de aventura e decide fazer disso a carreira de sua vida. Em algumas corridas ele dá detalhes vívidos, em outras apenas fala sobre o resultado. Isso me fez pensar na minha vida e em quais histórias eu colocaria num livro caso escrevesse uma autobiografia. 
Cada pessoa passa por experiências únicas na vida, e se cada pessoa escrevesse suas memórias mais marcantes em um livro, tenho certeza de que todos esses livros seriam interessantes de se ler.

sábado, 19 de setembro de 2020

Estamos em Trôade?

Hoje fomos pela primeira vez a um culto de sábado presencial desde o início da pandemia de COVID-19. Ainda há várias diferenças. Diversos assentos estão marcados com um X significando que não podem ser usados, com o fim de limitar o número de pessoas; a programação foi reduzida para 50min e cumprimentos somente com aceno. 

O pregador, na IASD Jaraguá, falou sobre Atos 16:6-10. Paulo queria pregar o Evangelho na Ásia, mas foi impedido pelo Espírito. Depois, tentou ir para a Bitínia, mas também o Espírito Santo não permitiu. Mesmo assim ele não ficou parado. Ele ia para onde Deus permitia, então desceu para Trôade sem impedimento. Lá, teve uma visão mostrando claramente a vontade de Deus que ele deveria ir para a Macedônia.

Nenhuma explicação é dada a Paulo sobre por que ele foi impedido de ir para onde ele queria. Não era como se ele fosse fazer algo errado lá. Seu plano era pregar o Evangelho. Assim como João Batista na prisão, Paulo não estava compreendendo os caminhos divinos, mas da mesma forma que o primo de Jesus, Paulo descansou seguro na direção de Deus e permitiu ser guiado, mesmo sem saber para onde.

Às vezes, na vida, temos momentos em que nos deparamos na mesma situação. Não compreendemos a vontade de Deus. Estamos em algum lugar tentando fazer algo que nós julgamos ser bom mas que não está indo pra frente, sem explicação clara. Eu e Yarin passamos por isso quando estávamos "colocando todas as fichas" do nosso futuro em ser missionários na Angola; na verdade nem fomos nós que escolhemos esse país, mas era para onde achávamos que estávamos sendo guiados. Quando as coisas não foram dando certo, nos sentimos como Paulo, intentando ir para um lugar, mas o Espírito não permitindo. Não sei o motivo. Sabemos que nossa permanência em Campos em 2018 foi uma bénção. (Eu e Yarin pudemos testemunhar e ensinar a Bíblia para uma senhora em Ribeirão Preto; aprendi muito de clínica médica ao atender os pacientes em Quissamã, e também de uma forma totalmente não planejada por mim, Deus me usou para abrir as portas de um trabalho para o meu pai). A especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo também tem me ensinado bastante cada dia mais.

domingo, 30 de agosto de 2020

"Pastor Gabriel"?

Ontem no Hospital das Clínicas, pela segunda vez uma paciente me chamou de "pastor", do nada. Ela estava sonolenta e pode ter me confundido com algum outro pastor Gabriel que ela conheça, mas pra mim serviu a reflexão, de que na verdade sou ajudante do Pastor maior que é Jesus. A primeira vez foi há alguns meses. Na hora de se despedir, a paciente disse "Tchau, pastor, quero dizer, doutor". As duas profissões na verdade possuem muitas similaridades. O cuidado com que o pastor cuida das ovelhas, guiando e orientando, auxiliando na alimentação, e tendo em vista o melhor bem-estar e a saúde dos seus animais pode ser visto na atenção que o médico dedica a seus pacientes. Que o Senhor me faça sempre um subpastor que siga o exemplo do verdadeiro Pastor que é Jesus. Amém.
Depois de amanhã passo para o último módulo da residência médica de Cirurgia do Aparelho Digestivo, em estômago, esôfago e duodeno. Na minha primeira semana de Cirurgia Geral, Dr. Marcio Cortez, o supervisor do meu programa na época, na FHAJ em Manaus, perguntou a cada um que tipo de especialização cada um gostaria de fazer e eu respondi "cirurgia de estômago" (não sei por que não disse "cirurgia do aparelho digestivo" ou "cirurgia gástrica"; na época eu já sabia quais eram as subáreas da cirurgia).

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Prisioneiros no Desfile de Vitória de Cristo

 "Mas dou graças a Deus porque, unidos com Cristo, somos sempre conduzidos por Deus como prisioneiros no desfile de vitória de Cristo." 2 Corintios 2:14 NTLH

Hoje lemos 2 Corintios 2 pela manhã, e esse verso me chamou a atenção. Traz à mente Cristo como vencedor na batalha entre o bem e o mal, em seu desfile de vitória, e nós como recém libertos do poder do mal, seus "prisioneiros" seguindo aonde quer que ele vá. Não quero levar essa comparação a todos os seus aspectos, mas apenas ao seguinte. Cristo é quem nos conduz na jornada da vida. Não há nada que precisamos temer quanto ao futuro. Amém?!

Gabriel

domingo, 19 de janeiro de 2020

Depois de mais de um ano longe do blogue, hoje precisei abri-lo para relembrar uma história de missão que vou usar numa pregação na IASD Jaraguá - Belo Horizonte. Aproveito para atualizá-lo das últimas novidades.

Tinha escrito num post de 2018 que iria tentar a prova de residência para especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo. Fiz a prova em 4 lugares: Vitória-ES, Curitiba, SP e BH. Yarin orava pra eu passar somente em um dos lugares, pra não ficar difícil escolher. Depois de alguns milagres verdadeiros de Deus, especialmente na hora de conseguir os documentos do currículo para a segunda etapa, fui aprovado no Hospital das Clínicas da UFMG, onde atualmente estou. São 2 anos de residência e estou indo para o segundo ano, graças a Deus. Quando começamos o blogue, de forma alguma imaginávamos que estaríamos agora morando em BH. Deus nos abençoou de tal maneira que depois de 3 meses, Yarin conseguiu um emprego como monitora de um projeto ADRA/USAID com refugiados venezuelanos. Não sabemos o que Deus tem preparado para o nosso futuro aqui, mas com certeza As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Co 2:9

Gabriel