"...se você olha do avesso, não imagina o desfecho; no fim das contas, tudo se explica, tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem..." trecho da música Tapeceiro, lançada no último álbum do Leonardo Gonçalves
Hoje abri a Bíblia meio que ao acaso e caí em cima da história que se encontra em Atos 21:27 a 22:21. Paulo é atacado pelos seus compatriotas judeus e, quando o comandante romano o leva para a fortaleza, ele pede para falar ao povo. No seu discurso, Paulo conta a história de quando logo no começo do seu ministério, Jesus o chamou para ir aos gentios (22:18-21). Paulo contra-argumentou nessa ocasião, ressaltando as vantagens dele pregar em Jerusalém (vs. 19,20), ele tinha uma história de conversão comovente, ele era enraizado na cultura do povo a quem queria pregar. Durante o curso para missionários, eu e Yarin vimos a importância de se pertencer à cultura dos que você deseja alcançar, e também que missionários locais são mais adaptados àquela cultura. Por outro lado, sabemos também que "nenhum profeta é bem recebido na sua terra" (Lucas 4:24). A verdade é que Jesus iria enviar Paulo aos gentios (v. 21). Paulo obedeceu, e foi incrível.
Da mesma forma, às vezes, como Paulo, achamos que vai ser melhor isso ou aquilo, porque temos essa e essa habilidade; enquanto Jesus nos manda para outra função. A história de Paulo comprova que seguir o caminho que Jesus indica é sempre o melhor!
Update: fiz a prova pra subespecialização em endoscopia no HC-UFMG, e só tendo eu mesmo como concorrente, acertei na prova o suficiente para passar e agora os planos são de passar pelo menos mais um ano em BH fazendo a residência de Endoscopia. Yarin continua procurando emprego, o que segue nas orações.
Gabriel